Tiago Cavaco - Singles / 2020-2022

 

Benzodiazepinas / 2022

“Benzodiazepinas” é o novo som do Tiago Cavaco, junto com a kim (artista brasileira no Japão), o CALEB (filho número 4 do Tiago) e o Jek (filho número 3). Esta canção não somente louva a inspiração que um gato é, como o recomenda como o anti-depressivo que se impõe para quem anda mais triste. Este é o quarto single para o disco que se aproxima, “Bato Palmas na Igreja”, um álbum a meio caminho entre o palco e o púlpito. Depois do Tiago Bettencourt, do Héber Marques, da Maria Cavaco, dos Lacraus, do LEONB, da Carol Bazzo, do Jonas Madureira e da Ana Heloysa, a multidão convocada para esta colecção de canções abençoadas continua a aumentar.

 

Não há descanso no sistema da Babilónia / 2022

“Não há descanso no sistema da Babilónia” é o som a sair do Tiago Cavaco que sampla uma pregação do Jonas Madureira, usa a voz da Maria Cavaco e antecipa ainda a participação da Ana Heloysa. Este é o terceiro single para o disco que se aproxima, “Bato Palmas na Igreja”, um álbum a meio caminho entre o palco e o púlpito. Depois do Tiago Bettencourt, do Héber Marques, da Maria Cavaco, do LEONB e da Carol Bazzo, aumenta a multidão convocada por esta colecção de canções que se desejam abençoadas.

 

Bato Palmas na Igreja / 2022

“Bato Palmas na Igreja” é o novo single do Tiago Cavaco, a seguir ao “Toca Xutos” que o juntou ao Tiago Bettencourt e ao Héber Marques. No novo som participam LEONB e Carol Bazzo, vozes brasileiras. O álbum que vem em breve, neste ano, vai chamar-se precisamente “Bato Palmas na Igreja” e será um desavergonhado audio-diário de crispações e cristianismo.

 

MICHAEL SCOTT E DWIGHT SCHRUTE / 2021

“Michael Scott e Dwight Schrute” não chega a ser a canção nova do Tiago Cavaco. Não é o Tiago a fazer uma canção; é mais o Tiago a fazer questão. A fazer questão de mostrar que, tendo toda a Família Cavaco visto o “The Office” com muitos anos de atraso, o coração de todos atempadamente ficou arrasado. Quase-canção, quase-paráfrase, quase-poema e devoção completa.

 

Dois Brasileiros Apaixonados em Portugal / 2020

Tiago Cavaco escreve uma canção que é uma prédica e uma prece. É uma prédica porque prega uma moral: a moral de descobriu o que importa quando perdeu importância. Em 2019 a Família Cavaco passou perto de meio ano nos Estados Unidos. Foi um aperitivo do que é emigrar. Quando se emigra, a importância que se tinha na nossa terra tende a desaparecer. Durante esse tempo na América, recebeu uma mensagem do Carlos a dizer que tinha pedido a Jhessyka em casamento. Junto vinha uma fotografia dela no momento em que punha o anel de noivado no dedo. Aquela imagem ficou impressa em si: afinal, o Carlos e a Jhessyka eram emigrantes brasileiros em Portugal e naquela hora ele e a sua mulher Rute eram quase emigrantes também. Separava-os um oceano mas unia-os o trabalho de ficarmos juntos quando as pessoas à sua volta, não os conhecendo bem, podem valorizar-los pouco. Escreveu uma canção para o Carlos e para a Jhessyka ao mesmo tempo que escreveu uma canção para si e para a Rute. Esta canção também é uma prece porque pede a Deus que ajude todos os amantes a terem no pouco o principal. Em 18 anos de casamento nunca esteve tão certo disto: quando, por alguma razão, nos afastamos do valor que a nossa terra nos dá, temos de ficar mais perto daqueles a quem nos prometemos. Esta canção é para todos os emigrantes que insistem em amar.

 

Filhos da Ressurreição / 2020


Por um lado, era óptimo termos uma quarentena de canções sobre a quarentena. Por outro, como é que se continua a cantar sem que a estranheza destes dias entre pelas canções a dentro? O Tiago Cavaco regravou do modo mais simples que conseguiu a canção “Filhos da Ressurreição”, editada há quase dez anos com os Lacraus. Perdeu a vontade de épico à Springsteen da versão original, mas sobressaem as palavras: a teima em manter um horizonte que vai além do que é seguro. É um poema para a mulher mas pode ser um poema para muitos mais. Play It Safe não é, de qualquer modo, para os “Filhos da Ressurreição”.

 

Juro Que Não Morro / 2020


Esta música do Tiago, a par de outra do Martim, faz parte de uma colecção de 21 canções, de seu nome "Estamos!", compostas e/ou gravadas sob inspiração destes tempos loucos de confinamento. O disco reúne artistas de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Grécia, EUA e Portugal. Tudo gravado em casa, nas condições que eram possíveis aos músicos. Disponível para download gratuito no site da Scream & Yell a partir de 21/04/2020 e para audição nas plataformas digitais. 21 canções, no dia 21.

 

Previous
Previous

Tiago Cavaco - Toca Xutos

Next
Next

FC067 | VB - Vincent Bengelsdorff